Pelotas-Guaíba

O recomeço da obra que nunca devia ter parado

Empresas já trabalham na remobilização das equipes para que pelo menos partes de cinco lotes sejam entregues nos próximos meses

Carlos Queiroz -

Foi à base de muita pressão, mas finalmente as boas notícias sobre a duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas começaram a surgir. Após o anúncio ocorrido na semana passada de que R$ 92 milhões estão assegurados no orçamento da União para que as obras sejam retomadas, desde ontem empresas já trabalham na remobilização das equipes para que pelo menos partes de cinco lotes sejam entregues nos próximos meses. Se isso acontecer, serão mais 50 quilômetros de estrada mais segura ainda este ano e no mínimo outros 25 no primeiro semestre de 2018.

Publicada no Diário Oficial da União no final da semana passada, a liberação de R$ 10 milhões de restos a pagar para o lote 5 permitirá que a construtora Brasília-Guaíba retome a duplicação do trecho entre Camaquã e Cristal. A obra nesta parte da rodovia começou a apresentar problemas ainda em 2014, quando a empresa passou a enfrentar dificuldades financeiras e pediu recuperação judicial. A situação se agravou e em janeiro do ano passado as intervenções na estrada pararam. Agora, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) assegura que os 25 quilômetros poderão ser entregues até julho de 2018.

Mais cauteloso com os balanços de execução de cada uma das etapas da rodovia que apontam diferentes percentuais para cada lote - com alguns trechos, inclusive, ainda sem obras -, o superintendente do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, prefere não tratar mais da duplicação da BR-116 como uma série de empreendimentos diferentes. Nos dados do departamento ao qual o Diário Popular teve acesso, a equipe técnica aponta que dos lotes 1 a 9 a duplicação está 60% concluída.

O que pode ficar pronto ainda em 2017
Com a garantia dada aos prefeitos da Zona Sul na semana passada pelo ministro dos Transportes, Maurício Quintella, de que R$ 34 milhões já serão aplicados imediatamente nos lotes 1 e 2, os motoristas poderão transitar em até 30 quilômetros de pista dupla entre Guaíba e Tapes ainda este ano - incluído aí o viaduto de acesso a Barra do Ribeiro.

Já na parte sul da rodovia, as perspectivas também são boas. Com a segunda pista praticamente pronta (inclusive com alguns pontos já asfaltados), o lote 7, em São Lourenço do Sul, também receberá R$ 10 milhões em restos a pagar referentes ao ano de 2014. Com isso, as obras que permanecem em ritmo muito lento devem ser aceleradas, permitindo a entrega de 21 quilômetros.

Por fim, foram reservados R$ 5 milhões para dar prioridade ao viaduto de Turuçu, que integra o lote 8 da duplicação. “Será concluído com parte dos recursos do orçamento de 2017. A expectativa é liberar o tráfego por cima do viaduto até o final do ano”, projeta o superintendente do Dnit no Estado.

Embora o saldo da mobilização regional pela duplicação da BR-116 tenha sido positivo nas duas últimas semanas, o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e prefeito de Jaguarão, Favio Telis (PMDB), espera que a liberação de recursos continue. “Conseguimos um grande feito como fruto de toda a mobilização em Brasília. Agora o mais importante é que sejam mantidos os repasses para que a obra não pare e possamos chegar ao fim de 2019 com tudo pronto”, avalia.

O caminho para isso, no entanto, não será simples. Para 2018 existe um acordo encaminhado com os parlamentares gaúchos no Congresso Nacional para que sejam destinados R$ 150 milhões das emendas de bancada. Esse valor se somaria a R$ 59 milhões que o governo federal garantiria do seu orçamento, totalizando R$ 209 milhões. Contudo, conforme a projeção do Dnit, para que a duplicação seja finalizada até o fim de 2019 são necessários cerca de R$ 600 milhões.

O Contorno de Pelotas
Dividido em dois lotes, o trecho teve confirmado o repasse de mais R$ 12 milhões para a continuidade do empreendimento em 2017. Conforme o Dnit, o valor ainda não permitirá entregar a obra pronta, mas irá acelerar a construção, projetando para 2018 a finalização. Atualmente 85% das intervenções já foram feitas.

DUPLICAÇÃO BR-116 - 60% concluída

Lote 01 = 24,46 km - Do km 300,54 ao km 325,00 - Construtora Constran (Guaíba e Barra do Ribeiro)
>> Reiniciando obras com parte dos R$ 39 milhões liberados pelo governo federal na semana passada. Previsão de término: dezembro de 2017.

Lote 02 = 26,34 km - Do km 325,00 ao km 351,34 - Construtora Constran (Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul e Tapes)
>> Reiniciando obras com parte dos R$ 39 milhões liberados pelo governo federal na semana passada. Previsão de término: dezembro de 2017.

Lote 03 = 21,88 km - Do km 351,34 ao km 373,22 - Construtora Ivaí (Sentinela do Sul e Tapes)
>> Parado. Previsão de término: indefinida.

Lote 04 = 23,98 km - Do km 373,22 ao km 397,20 - Consórcio Trier/CTESA (Arambaré e Camaquã)
>> Em obras, mas deve parar ainda este semestre por falta de recursos. Previsão de término: indefinida.

Lote 05 = 25,12 km - Do km 397,20 ao km 422,30 - Consórcio Brasília-Guaíba/Ribas (Camaquã e Cristal)
>> Reiniciando obras com R$ 10 milhões de restos a pagar liberados esta semana. Previsão de término: julho de 2018.

Lote 06 = 26,20 km - Do km 422,30 ao km 448,50 - Consórcio Pelotense/CC (Cristal)
>> Parado. Previsão de término: indefinida.

Lote 07 = 21,60 km - Do km 448,50 ao km 470,10 - Construtora Sultepa (São Lourenço do Sul)
>> Em obras. Com R$ 10 milhões de restos a pagar liberados esta semana, trabalhos serão intensificados. Previsão de término: dezembro de 2017.

Lote 08 = 18,90 km - Do km 470,10 ao km 489,00 - Construtora SBS (São Lourenço do Sul e Turuçu)
>> Em obras. Com R$ 5 milhões liberados pelo governo federal na semana passada será concluído o viaduto de Turuçu. Previsão de término: dezembro de 2017 (viaduto).

Lote 09 = 22,76 km - Do km 489,00 ao km 511,76 - Consórcio MAC/Tardelli (Turuçu e Pelotas)
>> Parado. Previsão de término: indefinida.


CONTORNO DE PELOTAS - 85% concluído

Lote 1-A = 11,01 km - Do km 511,75 ao km 522,76 - HAP Engenharia
>> Em obras. Previsão de término: 2018.

Lote 1-B = 12,68 km - Do km 522,76 ao km 527,68 (BR-116) e do km 60,63 ao km 68,40 (BR-392) - Consórcio SBS, MAC Engenharia e Construtora Pelotense
>> Em obras. Previsão de término: 2018.

 

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